Share →

Neste momento em que estamos próximos de começar um novo ano, desejamos a nós mesmos e aos outros, muita paz, amor, prosperidade e saúde.  Na verdade, o que esperamos com isso é alcançar a felicidade. Acreditamos que se formos saudáveis, ricos, tivermos um amor e uma família, seremos felizes. Ledo engano! Essas coisas, por si só, não são garantia de felicidade. O que a psicologia vem descobrindo nestes últimos 15 anos é que podemos ser felizes agora mesmo, e para sempre, se estivermos dispostos a fazer o trabalho necessário. Portanto, neste ano que se aproxima, trago aqui 11 estratégias comprovadamente eficazes para aumentar o bem-estar e a felicidade. Não é necessário tentar toda a lista, apenas opte por se concentrar em 4 delas, aquelas que se encaixarem melhor na sua vida.

CONTE SUAS BENÇÃOS

Se deseja ser feliz, é muito importante que você aprenda a mudar o foco da sua atenção do que é ruim para o que é bom. Somos bombardeados todos os dias com notícias negativas, que diminuem a nossa esperança e o nosso bem-estar. Essa simples estratégia vai ajudá-lo a melhorar seus níveis de felicidade significativamente. A melhor maneira de praticá-la é com um “diário de bênçãos”, onde você deve anotar 3 coisas boas que aconteceram com você no dia. Pode ser algo simples (as suas flores  finalmente floreceram) ou algo magnífico (primeiros passos do seu filho). Faça isso todos os dias antes de dormir e você mudará o foco da sua atenção dos acontecimentos negativos para os positivos com mais facilidade.

PRATIQUE ATOS DE BONDADE

Ser gentil com os outros, amigos ou estranhos, desencadeia uma cascata de efeitos positivos, faz você sentir compaixão e lhe dá um maior senso de conexão com os outros. Além disso, você ganha sorrisos, aprovação e carinho recíproco. Estes atos podem ser tanto aleatórios – como ajudar um senhor idoso a atravessar a rua, ou uma mulher a carregar as sacolas do supermercado – quanto sistemáticos – como ir a uma creche uma vez por semana para ler histórias para as crianças.

SEJA OTIMISTA

Pense em tudo o que você quer e se imagine conseguindo isso.  Não dê atenção às pessoas negativas, que vêem empecilhos em tudo. Pese os prós e os contras e siga em frente, acreditando no melhor, mesmo que você não veja os resultados imediatamente. Em uma entrevista no ano de 1999, quando havia acabado de estourar no mundo da moda, Gisele Bundchen foi perguntada sobre o que ela acreditava ser a coisa mais importante na vida de um ser humano. A sua resposta já demonstrava uma capacidade de foco que presenciamos até hoje: “A coisa mais importante para um ser humano é ser feliz, com certeza. Agora, a felicidade é um estado de espírito. E é difícil as pessoas serem felizes porque todo mundo pensa no negativo antes de pensar no positivo. Eu sempre penso positivo!”

APRENDA A PERDOAR

A incapacidade de perdoar está associada com a ruminação persistente ou foco na vingança, enquanto o perdão permite seguir em frente. A melhor vingança é a sua capacidade de ser feliz independente do que os outros fizeram a você. Perdoar não é aceitar o que o outro fez de errado, é tentar entender e, principalmente, não dedicar mais tempo da sua atenção para o fato. Gosto muito de uma frase do grande escritor americano Mark Twain e tento praticá-la na minha vida: “O perdão é a fragrância que a violeta derrama sobre o calcanhar que a esmaga.” Pense nisso.

INVISTA NOS RELACIONAMENTOS

Um dos maiores fatores para a felicidade parece ser fortes relações pessoais. Na verdade, ter o apoio de alguém que profundamente se preocupa com você é um dos melhores remédios para a infelicidade. Assim, essa estratégia envolve curar, cultivar e desfrutar de seus relacionamentos com a família e amigos. Agir com amor, ser tão gentil com as pessoas próximas como você é com estranhos, compartilhar, brincar juntos.

EVITE A RUMINAÇÃO

Existe um tempo para pensar sobre as coisas ruins, mas se deter sobre os problemas excessivamente não é saudável. Pessoas muito felizes têm a capacidade – mesmo durante tempos difíceis como a doença crônica de um pai – de absorver-se em uma atividade envolvente, ficar ocupado e até se divertir. Para praticar esta estratégia, escolha uma distração, uma atividade que chame a sua atenção e pratique sempre que perceber que está se perdendo em preocupações e pensamentos negativos. Na verdade, não estou dizendo para você ignorar os problemas, estou afirmando que se você já fez o que podia ou se não está em suas mãos resolver a questão, ficar ruminando não será a solução. Pelo contrário, vai prejudicar todos os envolvidos, pois se você cair, não poderá ajudar ninguém.

SABOREIE AS SUAS ALEGRIAS

“Um grande poder que nós temos, é o de apreciar. É um poder incrível, maravilhoso, inacreditável. Até porque sem o poder da apreciação, o que teríamos? Sem apreciação nós acordaríamos,  iríamos dormir e mais nada. E um dia nós dormiríamos e não acordaríamos, e essa seria a única diferença. Mas, nos foi dado esse Dom: ser capaz de admirar, ser capaz de apreciar. Por isso, na próxima vez que você ver o pôr-do-sol, aprecie-o, admire-o. E então agradeça, não pelo pôr-do-sol, mas por esse sopro de vida, que te permite ver o pôr-do-sol.” Prem Rawat

CUIDE DE SUA ALMA

Estudos mostram que pessoas religiosas e espirituais são mais felizes e mais saudáveis do que outros, embora os investigadores ainda não saibam bem o porquê. Especula-se o fato de que o apoio social de pertencer a um grupo coeso é valioso, assim como o senso de significado e propósito que vem de se acreditar em algo maior que si mesmo. Se você tem essa inclinação, participe de uma igreja, templo ou mesquita, leia um livro com temática espiritual, seja voluntário de uma instituição de caridade baseada na fé…

COMPROMETA-SE COM SEUS OBJETIVOS

Pessoas que lutam por algo significativo, quer se trate de aprender um ofício novo ou criar os filhos, são muito mais felizes do que aqueles que não têm sonhos ou aspirações fortes. Encontre uma pessoa feliz e você vai encontrar um projeto.

USE SEU CORPO

Dormir bem, fazer exercícios, alongamento, meditação, sorrir, pode melhorar seu humor no curto prazo e promover a energia e saúde mental forte.    Praticados regularmente, podem ajudar a tornar sua vida diária mais satisfatória e aumentar, em longo prazo, a felicidade.

DESENVOLVA SEUS PONTOS FORTES

Inúmeras são as vantagens de se focar e desenvolver seus pontos fortes. Uma delas, com certeza, é o aumento do bem-estar e da felicidade. Quanto mais nos aproximamos de nós mesmos, mais chances temos de ser felizes.

Enfim, os segredos para a felicidade são simples de aprender, mas não são simples de realizar. No entanto, com esforço e empenho, qualquer pessoa pode aprender as práticas e hábitos que vão ajudá-los a atingir níveis mais elevados de felicidade e – ainda mais importante – manter esses níveis. Você não deve apenas “buscar” felicidade, você deve “construir” ou “criar” você mesmo.

Fontes:

Lyubomirsky, S. (2008). The how of happiness: A scientific approach to getting the life you want. New York: Penguin Press.

Lyubomirsky, S. (2010). The how of happiness: A practical approach to getting the life you want. London: Piatkus.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *